quarta-feira, 26 de março de 2014

Glutamato monossódico x Autismo



 
Por que não utilizar o famoso cubinho ou pozinho de tempero se deixa a comida tão gostosa?

Muitos são os motivos e tenha a certeza que a comida utilizando condimentos naturais fica muito mais saborosa sem os efeitos colaterais à saúde provocados pelo tão utilizado pozinho.

Glutamato é o principal neurotransmissor excitatório do nosso corpo. Nós já o produzimos e utilizamos naturalmente por nossos processos metabólicos. Os receptores de glutamato no cérebro não distinguem o que é natural do que é artificial, o que chegar a eles será aproveitado ou acumulado, não importa a sua origem. Os receptores de glutamato sintetizam o aspartato do aspartame da mesma forma, ou seja serão utilizados como neuroexcitatórios.
O problema começa a acontecer quando o metabolismo não dá conta e o mecanismo de aproveitamento deste neurotransmissor começa a falhar, pois o cérebro requere níveis óptimos de oxigênio e energia para remover o excesso de glutamato. Quando estes níveis não são suficientes devido a stress oxidativo, níveis tóxicos de glutamato se acumulam nas junções sinápticas.
A liberação do excesso de glutamato estimula uma cascata inflamatória por um influxo maior de cálcio para o nervo até que isto resulta na morte da célula neural.

Níveis excessivos de glutamato têm sido definitivamente implicados numa série de doenças neurodegenerativas, incluindo doença de Alzheimer, de Parkinson, Coréia de Huntington, derrame cerebral, esclerose múltipla e AL5. No caso do autismo irregularidades relacionadas ao glutamato têm sido observadas.
Estudos mostram que crianças autistas têm receptores extras de glutamato. Se pensarmos nos receptores como varas de pescar na superfície das células, e o glutamato como peixes, então as crianças têm maior capacidade de “pescar” e ingerir glutamato.
Médicos que trabalham com a inflamação cerebral como possível causa ou agravante destas doenças, adotam uma dieta livre de glutamato e aspartato para cortar o mal pela raiz. Portanto, tanto as fontes alimentícias naturais de glutamato quanto as fontes químicas são retiradas da dieta.

Enquanto estes aminoácidos são necessários para o funcionamento normal do cérebro, quantidades excessivas dele podem criar uma série ampla de danos ao corpo. A curto prazo: hiperatividade até mesmo a nível patológico, cefaléia, dor toráxica, tonteira e palpitação. A longo prazo: todas as doenças neurológicas citadas acima.

Altos níveis de glutamato e aspartato são encontrados naturalmente em alimentos ricos em proteínas, incluindo níveis muito altos no glúten do trigo e na caseína do leite. Outra grande fonte natural de glutamato é a soja.
As fontes adicionais são os tão amplamente utilizados cubinhos, caldinhos, pozinhos, envelopinhos, saborzinhos... que a mídia te induz a utilizar todo dia, toda hora, em qualquer comida com a inofenciva (?) sugestão de que é o amor!
Amor?!
Amor é comida natural pura e verdadeira. Amor é o tempero e o condimento criado pela natureza numa infinidade de sabores e apresentações para todos os paladares!
Todos os alimentos industrializados estão inundados de glutamato monossódico e muitos deles são os preferidos por nossas crianças: hamburgueres, nuggets, salgadinhos de todos os tipos, embutidos, frios, salsichas, molho de tomate, ketchup... só para citar alguns!
O glutamato estimula receptores específicos na nossa língua que provocam uma sensação do alimento ser muito mais saboroso do que realmente é e ainda mais, camufla o sabor de alimentos processados de baixa qualidade.
Quando entendemos estas questões, fica fácil compreender que a seletividade alimentar de muitas crianças com autismo pode ser um fator que alia deficiências nutricionais que como consequência altera seus sentidos de paladar e olfato, com uma química que super estimula sensações que justamente estão em falta. Por isso o vício em determinadas marcas e a repulsa a toda e qualquer novidade. É claro, todo o resto fica muito sem graça!

Uma vez isto aprendido, jamais será esquecido!
Pouco tempo para preparar o alimento é desculpa. Você gastará o mesmo tempo adicionando um pó ou masserando um tempero. E lembre-se sempre que o tempero natural concerta, não escangalha!
Seu filho autista o agradecerá de alguma forma. Ou então faça por você mesmo, pela sua velhice sem demência ou alzheimer!
 
Fonte: http://conservas-misturafina.blogspot.com.br/2012/03/glutamato-monossodico-x-temperos.html

quinta-feira, 20 de março de 2014

Menino autista, 12, com o QI mais alto que Einstein desenvolve sua própria teoria da relatividade

A 12 -year-old criança prodígio tem surpreendido os professores universitários após a braços com alguns dos mais avançados conceitos em matemática .
Jacob Barnett tem um QI de 170 - maior do que Albert Einstein - e agora está tão avançado em seus estudos da Universidade de Indiana que os professores estão se alinhando -o para um papel de pesquisa PHD . O menino prodígio , que aprendeu sozinho cálculo, álgebra , geometria e trigonometria em uma semana, está agora a tutoria colegas de classe de faculdade depois de horas.
E agora Jake lançou seu projeto mais ambicioso ainda - sua própria " versão expandida da teoria da relatividade de Einstein . Sua mãe, não tenho certeza se o filho estava falando bobagem ou genialidade , enviou um vídeo de sua teoria para o renomado Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton perto .
De acordo com a Estrela Indiana , professor de astrofísica Scott Tremaine Institute - se um especialista de renome mundial - confirmou a autenticidade da teoria de Jake.
Em um e-mail para a família, Tremaine escreveu: " Estou impressionado com o seu interesse pela física e da quantidade que ele aprendeu até agora . " A teoria de que ele está trabalhando envolve vários dos problemas mais difíceis em astrofísica e física teórica. ' Qualquer um que resolve estes serão na linha para um Prêmio Nobel. "Mas, para sua mãe Kristine Barnett , de 36 anos , eo resto da família , a matemática continua a ser um assunto complicado .
Em declarações ao jornal , a Sra. Barnett disse: 'Eu reprovado matemática . Eu sei que isso não veio de mim. '
E isso não passou despercebido por Jake, que acrescentou: " . Sempre que eu tento falar sobre matemática com alguém da minha família que apenas olhar fixamente "Jake foi diagnosticado com síndrome de Asperger , uma forma leve de autismo, a partir de uma idade precoce.
Seus pais estavam preocupados quando ele não falou até a idade de dois , suspeitando que ele era educacionalmente anormal.Foi só quando ele começou a crescer que eles perceberam o quão especial seu dom era.
Ele iria encher blocos de anotações de papel com desenhos de formas geométricas e cálculos complexos, antes de pegar canetas hidrográficas e escrever equações no Windows.
Com a idade de três anos ele foi resolver quebra-cabeças de 5.000 peças e ele mesmo estudou um mapa rodoviário do estado , recitando todas as rodovias e prefixo da placa de memória.Com a idade de oito anos, ele havia deixado o ensino médio e estava freqüentando Indiana University -Purdue University Indianapolis aulas astrofísica avançada.Sua presença em sala de aula é bastante enervante para muitos dos anos 18 -plus antigos alunos em suas palestras IPIU .
Em declarações à Estrela Indy , Wanda Anderson , um dos principais bioquímica disse: " Quando entrei e vi ele, eu pensei , 'Oh meu Deus , eu estou indo para a escola com Doogie Howser ' .
Ela acrescentou: " Muitas pessoas vêm a ele para ajudar quando eles não entendem um problema de física .
" As pessoas vêm até ele o tempo todo e dizer: ' Ei Jake, você pode me ajudar " ." Muita gente acha um gênio é difícil de falar, mas Jake explica as coisas que ainda seria sobre sua cabeça. "
E o Professor John Ross disse que seu desempenho em palestras foi "excepcional" .
"Quando ele faz uma pergunta, ele está sempre dois passos à frente da palestra ." Todo mundo na classe fica quieto. Pobre garoto . . . . Ele se senta à direita na fila da frente , e todos eles só olhar para ele.
" Ele veio me ver durante o horário de expediente e pedir ainda mais detalhado perguntas. E você pode dizer que ele está pensando essas coisas." As crianças de sua idade normalmente têm problemas de adição de frações , e ele está ajudando alguns de seus colegas. "
De acordo com seus pais Jake tem problemas para dormir à noite, como ele sempre vê os números em sua cabeça.
Mas, longe de se queixar, Jake virou as noites em claro a seu favor - desmascarando a teoria do Big Bang.
O próximo passo , segundo o professor Ross, é para Jake para deixar classe completamente e assumir um papel de pesquisa paga.

Fonte : Daily Mail