Livros e Filmes

Filmes

Rain Man
Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos.
Testemunha do silêncio
Não há pistas, nem motivos, nem suspeitos. E a única testemunha ocular sabe que nem tudo poderá ser dito. Ele é uma criança autista de nove anos cujas memórias do brutal massacre dos seus pais estão seladas dentro dele - a não ser que um determinado e carinhoso psicólogo infantil possa acessá-las. Richard Dreyfuss é o psicólogo Jake Rainer em TESTEMUNHA DO SILÊNCIO um poderoso suspense engrandecido por um elenco de primeira (Jeff Craigk, Sixty Second Preview) e impecavelmente dirigido por Bruce Beresford (Conduzindo Miss Daisy). Linda Hamilton, John Lightgow, Liv Tyler, J. T. Walsh juntam-se a Dreyfuss nesse magnético enredo cheio de reviravoltas e surpresas, desde o começo até o seu final.
Meu filho, meu mundo/son-rise: a miracle of love
Direção: Glenn Jordan
Gênero: drama
País/ano: EUA/ 1979
Sinopse: quando nasceu, raun era um saudável e feliz bebê. com o passar dos meses, seus pais começam a observar que há alguma coisa estranha com ele, sempre com um ar ausente. um dia vem a confirmação do que suspeitavam… raun era autista. decidem então penetrar no mundo da criança, acreditando que somente o milagre do amor poderia salvá
Código para o inferno/mercury rising
Direção: Harold Becker
Gênero: aventura
País/ano: EUA/ 1998
Duração: 111 min.
Sinopse: art jeffries (bruce willis), um renegado agente do fbi, combate inescrupulosos agentes federais para proteger simon, um garoto autista de 9 anos, que desvendou um “indecifrável” código secreto. ele consegue ler o mercury, um avançado código criptográfico do governo americano, tão facilmente, quanto outros garotos lêem inglês. essa habilidade, torna vulnerável esse código de 1 bilhão de dólares, especialmente se os inimigos do governo descobrirem simon e o capturarem. nick kudrow (alec baldwin), chefe do projeto mercury, ordena que a “ameaça” seja eliminada, sem imaginar que jeffries está envolvido. perseguido por assassinos implacáveis, jeffries logo percebe que não pode confiar em ninguém. agora o tempo está correndo e ele descobre que a única chance de sobreviver é usar a habilidade de simon para levar seus adversários à justiça.
Loucos de amor/mozart and the whale
Direção: Petter Naess
Gênero: comédia
País/ano: EUA/2005
Duração: 94 minutos
Sinopse: comédia romântica inspirada na vida de duas pessoas com a síndrome de asperger, uma forma de autismo, cujas disfunções emocionais ameaçam sabotar seu recém-iniciado romance. donald é um cara legal, porém um motorista de táxi sem sorte que ama os pássaros e tem uma habilidade fora do comum com os números. como muitos portadores da síndrome, ele gosta de padrões e rotinas. mas quando a bela mas complicada isabelle se junta ao seu grupo de ajuda aos autistas, sua vida - e seu coração - ficam de cabeça para baixo.
Forrest Gump, o contador de histórias/forrest gump
Direção: Robert Zemeckis
Gênero: comédia/drama
País/ano: EUA/1994
Duração: 142 minutos
Sinopse: forrest gump (tom hanks) é um jovem problemático, de qi bem inferior ao resto da população. por conta do acaso, ele participa dos fatos mais importantes da história dos estados unidos em um período de 40 anos.
O enigma das cartas
Quando o marido de Ruth Matthews (Kathleen Turner) morre em uma queda, quando à noite fazia escavações arqueológicas em umas ruínas maias, a caçula do casal, Sally (Asha Menina), reage à morte do pai de maneira muito estranha, pois ao voltar para sua casa não profere uma só palavra. Quando o comportamento de Sally piora, Ruth se vê obrigada a deixar que Jacob T. Beerlander (Tommy Lee Jones), um especialista em crianças autistas, examine sua filha. Jacob tenta tirar Sally da sua desordem mental por métodos tradicionais, mas Ruth tenta de outra maneira, ao reproduzir em grande escala um castelo de cartas que sua filha tinha construído. Por mais estranho que seja, Ruth crê que só assim terá Sally de volta
Uma criança diferente
Jan Maka era uma criança feliz e cheia de energia - uma criança como outra qualquer. Do dia para a noite, a vida de sua família vira de cabeça para baixo quando se descobre que ele é "diferente": Jan é autista. Como é viver com uma criança afetada por essa desordem neurológica? O contundente curta de Anna Barczewska descreve a luta de todos os pais de crianças com autismo. 
Uma familia especial
Filme muito raro que retrata muito bem o AUTISMO dos 4 filhos desta mãe que encara de forma muito bem humorada as situações difíceis que vive. Dos sete filhos de Maggi, quatro são autistas em maior ou menor grau. Determinada, Maggi empreende então uma surpreendente luta, repleta de momentos mágicos, alegres e tristes, para ajudar seus filhos especiais a ter uma vida feliz. Drama verídico da história de Jackie Jackson. 
Uma  viagem inesperada
Quando Corrine Morgan descobre que seus filhos gêmeos são autistas ela decide proporcionar-lhes uma vida normal, superando os obstáculos impostos por uma sociedade que espera que eles se tornem reféns da doença
Um certo olhar
Alex (Alan Rickman) é um taciturno inglês que está no Canadá para se encontrar com a mãe de seu falecido filho. No caminho ele dá carona para Vivienne (Emily Hampshire), jovem que vai visitar a mãe.  Na viagem um caminhão atinge o carro, matando Vivienne. Alex sai então à procura da mãe da jovem. Ao encontrá-la, descobre que ela (Sigourney Weaver) é autista. Linda não tem qualquer reação ao saber da tragédia, mas Alex decide ficar com ela até o funeral. É quando ele conhece Maggie (Carrie-Anne Moss), a vizinha sexy com quem se envolve.
A  sombra do piano
Franny luta por mais de trinta anos para dar apoio e respeito a Rosetta, sua irmã mais nova, que é autista. Ela acredita que Rosetta tenha uma intensa vida emocional e intelectual escondida sob o seu rosto impassível. O_principal obstáculo é a mãe, Regina, uma cantora lírica que abandonou a carreira para se dedicar à família e agora, amarga e ressentida, é obcecada_por controle e carente de adulação.__
Jogo subterrâneo
Martín (Felipe Camargo) é um pianista que criou para si próprio um jogo, que tem como objetivo encontrar a mulher de sua vida. Sempre que entra em um vagão do metrô ele escolhe uma mulher que o atraia e passa a torcer que ela siga o mesmo caminho que ele. Apenas caso isto ocorra ele pode tentar se aproximar dela. Em meio a suas várias tentativas frustradas, Martín conhece algumas pessoas que mudam sua vida: Tânia (Daniela Escobar), uma mulher que se apaixona por ele e tem uma filha autista (Thávyne Ferrari), e Laura (Júlia Lemmertz), uma escritora cega. Seguindo seu jogo Martín conhece Ana (Maria Luísa Mendonça), que o atrai de tal forma que faz com que ele abandone as regras que ele próprio criou. Ana inicia então um romance com Martín, que se baseia em mistérios que um mantém para o outro. 
The black balloon 
Quando Thomas (Rhys Wakefield) e sua família mudam-se para uma nova casa ele tem de começar em uma nova vida, nova escola, tudo que ele quer é que continue a normalidade de sua vida.
Quando sua mãe fica grávida (Toni Collette) seu pai Simon (Erik Thomson) o coloca para cuidar de seu irmão mais velho Charlie, que é autista (Lucas Ford). Thomas com a ajuda de sua nova namorada Jackie (Gemma Ward) enfrenta o seu maior desafio de sua vida (cuidar de seu irmão). Charlie faz com que Thomas percorra uma viagem emocional que provoca frustrações e angústias pela situação de seu irmão, em uma história que é engraçada, chocante e, por fim, emocionante..
The Black Balloon é uma história sobre a descoberta do amor e aceitação de sua família. 
Um amigo inesperado
Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a escapar do seu silêncio.
Ocean heaven
Li interpreta um pai que sofre de câncer e tem um filho autista, seu drama é conseguir preparar seu filho para viver sem a ajuda dele, e mesmo procurar alguem que olhe por seu filho após sua morte.
Sei que vou te amar
Sinopse: Thomas Mollison é um jovem de 16 anos que quer apenas ter uma vida normal. Seu irmão mais velho, Charlie, tem autismo e TDAH e o funcionamento de toda sua família gira em torno de lhe oferecer um ambiente de vida seguro. Ao se mudar para uma nova casa e uma nova escola, Thomas conhece Jackie Masters e começa a se apaixonar por ela. Quando sua mãe fica confinada à cama devido à gravidez, Thomas então deve assumir a responsabilidade de cuidar de seu irmão, o que pode custar a sua relação com Jackie, especialmente quando isso desencadeia um violento confronto na família em sua festa de aniversário, que leva o garoto a uma viagem emocional repleta de frustrações e angústias.
Elenco: Luke Ford, Toni Collette, Rhys Wakefield, Gemma Ward.
Direção: Elisa Down

Gênero: Romance
Duração: 96 min
Distribuidora: Paris Filmes
Estreia: Direto em DVD - Maio de 2010




 LIVROS


Livro Brincar para Crescer
201 Atividades projetadas para ajudar crianças especiais a desenvolver habilidades sociais fundamentais - escrito por Tali Berman e Abby Rappaport

“Uma menina estranha – Autobiografia de uma autista”, de Temple Grandin e Margaret M. Scariano – Companhia das Letras

“O estranho caso do cachorro morto”, de Mark Haddon - Record

“Um antropólogo em Marte”, de Oliver Sacks – Companhia das Letras

“O homem que confundiu sua mulher com um chapéu”, de Oliver Sacks – Companhia das Letras

"Alucinações musicais", de Oliver Sacks - Companhia das Letras
"Sinto-me só", de Karl Taro Greenfeld - Planeta
"Nascido em um dia azul", de Daniel Tammet - Intrínseca
"Olhe nos meus olhos - Minha vida com a Síndrome de Asperger", de John Elder Robinson - Larousse
"Correndo com Tesouras", de Augusten Burroughs - Ediouro
“Nascer duas vezes”, de Giuseppe Pontiggia – Companhia das Letras
“Uma questão pessoal”, de Kenzaburo Oe – Companhia das Letras
“Jovens de um novo tempo, despertai!”, de Kenzaburo Oe – Companhia das Letras
"O filho eterno", de Cristovão Tezza - Record
“Falando com o anjo”, organização de Nick Hornby - Rocco
“Transtornos Invasivos do Desenvolvimento – 3º milênio”, de Walter Camargos Jr. e colaboradores – distribuição gratuita (entrar em contato com corde@sedh.gov.br ou 0/xx/61/3429-3493/3669, na Secretaria Especial dos Direitos Humanos)
“Autismo e outros atrasos do desenvolvimento – Guia prático para pais e profissionais”, de Christian Gauderer – Revinter
“Autismo infantil”, de José Salomão Schwartzman – Memnon

“Conhecimentos essenciais para atender bem a criança com autismo”, organização de Jacy Perissinoto – Pulso

“Autismo – Guia prático”, de Ana Maria S Ros de Mello – AMA (Associação de Amigos do Autista)
“Mãe, me ensina a conversar”, de Dalva Tabachi – Rocco

“Vida de autista”, de Nilton Salvador - Age

“Pais de crianças especiais”, organizado por Donald J. Meyer – M.Books

“Portadores de necessidades especiais”, de Roberto Bolonhini Junior – Arx

“Autismos”, organização de Paulina Schmidtbauer Rocha – Escuta

“Autismo infantil – Fatos e modelos”, de Marion Leboyer – Papirus


“Autismo e educação – Reflexões e propostas de intervenção”, de Claudio Roberto Baptista, Cleonice Bosa e colaboradores – Artmed

“Autismo – Linguagem e educação”, de Silvia Ester Orru - Wak

“Enfrentando o autismo – A criança autista, seus pais e a relação terapêutica”, de Marie Dominique Amy – Jorge Zahar

“Uma presença ausente”, de Monica Tolipan – Jorge Zahar

“Autismo infantil e terapia psicomotriz – Estudo de casos”, de Airton Negrine e Maria Lúcia Salazar Machado – Educs

“Autismo e psicose na criança – Trajetórias clínicas”, organização de Jeanne Marie de Leers Costa Ribeiro e Kátia Álvares de Carvalho Monteiro – Faperj/7 Letras

“A criança autista em trabalho”, de Jeanne de Llers Costa Ribeiro – 7Letras

“Autismo infantil – Repensando o enfoque fonoaudiológico”, de Fernanda Dreux Miranda Fernandes – Lovise

“Autismo – Construções e desconstruções”, de Ana Elizabeth Cavalcanti e Paulina Schmidtbauer Rocha, coleção “Clínica psicanalítica” – Casa do Psicólogo



         LINK RELACIONADOS



Lista de manuais e guias para download:


Manual para as Famílias – Versão 2.0.

Baixe a nova versão 2.0 do Manual para as Famílias.


Manual Transição para a Vida Adulta.

Baixe o manual sobre a transição para a vida adulta.


Manual para Síndrome de Asperger.

Baixe o manual para saber mais sobre a Síndrome de Asperger.


Manual para as Escolas.

Baixe este manual desenvolvido especialmente para escolas.


Guia de Treinamento para os Cuidados com os Dentes.

Baixe o guia que explica o treinamento para os cuidados com os dentes.


Guia de Treinamento para Corte de Cabelo.

Baixe o guia que explica o treinamento para corte de cabelo.














2 comentários:

  1. meu filho é o ser mais lindo que eu pude conhecer....ele é autista e eu abraço e abraçarei essa causa por toda minha vida,pois sem ele eu nao sei viver. iris viana..manaus -am

    ResponderExcluir

Todo comentário é bem vindo! minha intenção é passar toda minha experiência e trajetória vividas com nosso filho autista! Qualquer dúvida estamos a disposição para poder ajudar!
Renata e Alexandre