domingo, 4 de agosto de 2013

Artista Autista

Garota autista de três anos pinta quadros valiosos

por Suzanne Tanoue
Ela mal fala, fica irritada quando está perto de outras crianças e a imprevisibilidade do mundo a enche de medo e pânico. Mas a arte a acalmou, como se fosse uma terapia. Essa é Iris Halmshaw, que tem só três anos e foi diagnosticada com autismo em 2011, quando tinha apenas um ano de vida.
Desde então, seus pais têm feito esforços para amenizar os distúrbios da garotinha – a casa da família, localizada em Leicestershire, na Inglaterra se transformou num playground e no estúdio de Iris, que descobriu a arte quase por acidente.
Numa das tentativas para entreter a criança, sua mãe, Arabella, desenhou aqueles “homens-palito” e Iris achou graça. A avó comprou um cavalete e tintas. Iris desenhou uma linha na tela, a tinta começou a escorrer  pela página e ela começou a chorar. Arabella descobriu que o problema não era a pintura, mas o fato de que a menina não conseguia controlar a tinta. A mãe posicionou a folha de papel na mesa em vez do cavalete e imediatamente Iris encheu toda a página, quase que intuitivamente.
Iris pinta com a concentração de um pintor “profissional”. Ela pinta um pouco, dá um passo para trás e analisa seu trabalho, planejando o próximo traço. E pinta com diversas ferramentas, como esponjas, pincéis e e  até mesmo um garfo.
Um colecionador recentemente comprou dois de seus trabalhos por £1.500 cada. Os planos são de fazer uma exposição de seus quadros até novembro desse ano.
iris-painting-in-the-wildflower-garden