quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mobilização para aprovação do PL 1631/11 no Senado Federal




CURTAM E COMPARTILHEM, pois é importante que todos leiam com atenção e se unam a nós em nossa luta por um futuro mais justo e feliz para TODOS!



ATENÇÃO!

Mobilização para aprovação do PL 1631/11 no Senado Federal!

Prezados companheiros de luta, prestem bem atenção nos passos que precisaremos dar para que tenhamos uma votação RÁPIDA E DECISIVA NO SENADO FEDERAL.
1. Vamos enviar e-mail´s para o Presidente do Senado (Sen. José Sarney - sarney@senador.gov.br),

2. Vamos enviar e-mail´s para todos os Senadores (lista completa no link http://www.facebook.com/pages/Projeto-de-Lei-n%C2%BA-163111/238971216151532),

3. Vamos acessar o site do senado e deixar nossa mensagem no “Fale com o Senado” através do link http://www.senado.gov.br/senado/alosenado/fale_senado.asp

4. Aqueles que puderem, vamos ligar para alguns senadores pedindo pela urgência na tramitação do PL 1631/11 (Sen Paulo Paim, Cristovam Buarque, Lindbergh, Wellington Dias…)

Vamos deixar a seguinte mensagem:

“Solicitamos a votação em regime de URGÊNCIA URGENTÍSSIMA do PL 1631/11, que irá implantar Políticas Públicas em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Brasil!”.
— com Berenice Piana, Berenice Piana e Ulisses Da Costa Batista.

Abertas pré-inscrições para o Curso de Aprendizagem para pessoas com autismo (contrato de trabalho especial).




O SENAC-RS, em parceria como o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência do Trabalho e Emprego no RSdando continuidade ao projeto de formatação do “Curso de Aprendizagem” para pessoas com autismo (contrato de trabalho especial), a realizar-se junto ao SENAC, convida a todos os interessados na participação no curso a realizarem pré-inscrição no endereço abaixo: 

 Senac Comunidade
Endereço: Praça Piratini, 76, 3º andar.
Falar com Katia, Rafaela ou Enehilde
F.: 3211-3579 / 32866733

Horário: das 8h às 12h - das 13h30min às 17h30min.


** O candidato ao curso deverá ter a idade mínima de 14 anos e realizar a inscrição acompanhado de um responsável.



Informações importantes:

  • Após o período de inscrições, será realizada a seleção dos candidatos ao curso.   
  • Desde o início do "Curso de Aprendizagem", o aprendiz (pessoa com autismo) será contratado pela empresa parceira, com carteira de trabalho assinada. 
  • Não haverá perda (prejuízo) do benefício de prestação continuada, pago pelo INSS.
  • Caso necessário, maiores esclarecimentos podem ser solicitados por meio do email contato@autismoevida.org.br , os quais serão encaminhados ao Ministério Público do Trabalho. 





Sobre o projeto:

Na Reunião Mensal de Pais, Familiares e Colaboradores do Instituto Autismo & Vida de Julho deste ano, foi apresentado ao público presente o projeto que o Ministério Público do Trabalho no RS vem construindo, em conjunto com o SENAC e empresas parceiras, de um curso de aprendizagem para pessoas com deficiência intelectual inseridas no espectro do autismo (contrato de trabalho especial).


O Procurador do Trabalho Fabiano Holz Beserra, integrante do Ministério Público do Trabalho, e as representantes do SENAC, Nara Lúcia Santos dos Anjos e Katia Regiane da Silveira, que estão à frente desta importante iniciativa, vêm articulando os debates realizados pelo Grupo de Trabalho (GT), instituído com a representação de diversas entidades, para a formatação do curso. O Instituto Autismo & Vida vem sendo representado no GT pela Diretora Executiva da entidade, Fausta Cristina de Pádua Reis. Abaixo, segue o relatório da reunião realizada em 14/08/2012, na sede do SENAC. 

RELATÓRIO DE REUNIÃO 
Dando continuidade à construção de um projeto de curso de aprendizagem para pessoas inseridas no espectro autista, foi realizada reunião, no dia 14/08/2012, na sede do SENAC Comunidade, contando com a participação dos representantes das entidades envolvidas, conforme lista de presença em anexo.
Após debates sobre o tema, ocasião em que cada participante teve a oportunidade de expor seu ponto de vista, foram tomadas as seguintes deliberações:
1) todos os participantes irão pesquisar experiências sobre trabalhadores autistas e as atividades que realizavam nas empresas, a fim de fornecer subsídios para a elaboração do projeto, especialmente no que tange à profissão que será objeto do curso;
2) a FADERS irá verificar a possibilidade de capacitar para os docentes do SENAC;
3) todos os participantes diligenciarão na busca de candidatos ao curso, de modo a que se possa ter uma ideia concreta do público alvo;
4) paralelamente, o SENAC irá elaborar uma minuta do projeto pedagógico do curso, tendo sido consenso entre os participantes a necessidade de um período de ambientação;
Fica estabelecida a data de 10 de outubro, às 14h, no SENAC Comunidade, para a próxima reunião, sendo que os participantes enviarão, antecipadamente, por email (fabiano.beserra@mpt.gov.br), um breve relato das providências realizadas até então. Fabiano Holz Beserra, Procurador do Trabalho.



 
*** Ajude-nos a divulgar esta notícia afixando o cartaz - anexo - em locais que circulem pessoas interessadas no tema.