sábado, 14 de julho de 2012

Aplicativos para crianças com Autismo no Brasil

Fonoaudióloga Brasileira cria aplicativos para crianças com Autismo no Brasil

Barbara criou mais de 40 aplicativos para iPad, iPhone e iPod os quais tem ajudado a milhares de adultos e crianças com autismo e com outros distúrbios de comunicação.

FOR IMMEDIATE RELEASE

 barbara fernandes iPad
barbara fernandes iPad
PRLog (Press Release) - Jul 09, 2012 -
Há oito anos atrás, Barbara Fernandes, uma estudante de fonoaudiologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi uma das quatro estudantes selecionadas para participar de um programa de intercâmbio estudantil na Filadélfia, EUA.  O programa de intercâmbio foi financiado pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e projetado para proporcionar aos estudantes brasileiros a oportunidade de aprender como os Estados Unidos foi capaz de implantar sistemas de comunicação alternativa e tecnologia assistiva à pessoas com deficiências e distúrbios de comunicação, para que esta tecnologia fosse trazida e implementada no Brasil.

Por um semestre Barbara estudou sobre comunicação alternativa e tecnologia assistiva na Temple University, onde lhe foi dada à oportunidade de continuar estudando e de se formar na mesma universidade.  Barbara deu continuidade aos seus estudos  e recebeu uma bolsa de estudos para um mestrado na universidade no Texas.

Os seis meses no exterior acabaram se transformando em oito anos, um mestrado e uma empresa de sucesso mundial chamada Smarty Ears ( S.E), onde Barbara criou mais de 40 aplicativos para iPad, iPhone e  iPod os quais tem ajudado a milhares de adultos e crianças com autismo e com outros distúrbios de comunicação. Ao terminar o seu mestrado, Barbara constituiu a empresa com um único objetivo; fazer materiais e produtos para terapia acessíveis a todas as pessoas ao redor do mundo.
A paixão de Barbara por tecnologia para as crianças com distúrbios de comunicação fez com que a empresa vendesse os seus aplicativos a mais de 50 países.

Recentemente Barbara iniciou o desenvolvimento dos aplicativos em português com o objetivo de proporcionar aplicativos divertidos e educacionais para as crianças brasileiras. Os aplicativos desenvolvidos por Barbara podem ser utilizados não só por crianças com Autismo ou Síndrome de Down, mas também por crianças com desenvolvimento normal. Os aplicativos são educativos, e podem ser usados por todos que querem aprender.
O iPad tem mudado a maneira de como os fonoaudiólogas trabalham com adultos e crianças com distúrbios de comunicação nos EUA, principalmente e graças aos aplicativos inovadores de Barbara. “Toda criança nascida neste século é naturalmente atraída pela tecnologia, o que torna o nosso trabalho mais fácil, utilizando algo que as crianças naturalmente gostam é chave na educação.” afirma Barbara.

Barbara sempre teve o desejo de retribuir a oportunidade lhe dada oito anos atrás pela CAPES e a universidade Federal da Bahia; agora ela esta fazendo isso disponibilizando as suas criações em português.

Barbara não é apenas a criadora dos revolucionários aplicativos educacionais, ela é também a criadora de um conjunto de símbolos que também está sendo traduzido para o português. Os “Smarty Symbols” são milhares de imagens utilizadas por adultos e crianças autistas ou com outros distúrbios de comunicação para comunicar. Barbara criou um conjunto com mais de 13 mil símbolos que podem ser utilizados como uma forma de comunicação visual por aqueles que não podem falar.

O Brasil está finalmente recebendo de volta todo o conhecimento, aprendizado e a experiência de uma brasileira que mudou a sua profissão nos EUA e que, certamente, mudará a vida de muitos brasileiros com deficiência no futuro. Além de dar oportunidade a eles de comunicar com seus familiares pela primeira vez.

Para mais informações visite o site http://www.ipadfono.com

Photo:
http://www.prlog.org/11919888/2

--- end ---